O Blog Brasileiro no Exterior

Brasil melhor? Mesmo? Vale a pena voltar?

In Uncategorized on fevereiro 25, 2012 at 1:35 am

Quanto mais a Copa 2012 e os Jogos Olímpicos de 2016 se aproximam, mais os olhos do mundo prestam atenção no Brasil.

O Brasil será o centro das atenções do mundo e terá sua credibilidade cobrada de diversas maneiras. Tudo será noticiado instantaneamente pela mídia global e redes sociais, cujo poder de repercussão e rapidez de disseminação de notícias se multiplicou de maneira impressionante.

Os preparos para a Copa 2014 avançaram na construção dos estádios, mas pouco ou quase nada foi feito ainda em relação à transporte aéreo, terrestre e hotelaria… e o tempo está passando…

Os recentes desabamentos de edifícios no Rio e São Paulo viraram manchete ao redor do mundo. A constante explosão de bueiros no Rio, denotam a clara imcompetêcia do governo em solucionar o problema de forma efetiva.

A lista é longa e poderíamos preencher muitas páginas, relacionando problemas básicos do Brasil atual.

Para os imigrantes que querem voltar e “tentam” se convencer que o Brasil está melhor, reflita sobre esse exemplo simples:

– Um casal que trabalha com “house cleaning” (faxina) nos Estados Unidos faz pelo menos US$5000 por mês, tem carro, se veste e se alimenta bem. Esse mesmo casal se trabalhasse na mesma atividade no Brasil, nunca faria o mesmo dinheiro e teria um padrão de vida muito inferior.

Também é importante mencionar que a economia nos Estados Unidos não apresenta inflação, a vida é bem mais barata e muito mais segura, comparada ao Brasil.

Outro fator a se considerar é a readaptação à vida no Brasil, que também não seria simples.

Acho importante revisitar esse tema com frequência, para que todos os imigrantes reflitam
muito antes de decidir voltar para o Brasil.

Anúncios
  1. É sério, mas é surrealista. Obs.: Em 1995, comentando a afirmação atribuída ao ex-presidente francês Charles de Gaulle de que o Brasil não é um país sério.
    ~ Jorge Amado

    Para muitos vale a pena voltar, somos uma enorme comunidade de diversos interesses e ambicoes.
    Nao so. somos Faxineiros, tambem somos outro profissionais participantes de todas as industrias e interesses aqui e em volta do mundo.

  2. E o casal trabalha com faxina porque eh uma das poucas opcoes de trabalho que esse casal tem nos EUA. Pra ganhar dinheiro eh preciso trabalhar longar horas e todo mundo sabe que nao eh um dos trabalhos mais agradaveis. Fora a descriminacao que esse casal certamente sofre por serem latinos. Depois de dias de trabalho intenso e o constante estresse da descriminacao sera que vale mesmo a pena? Vale a pena viver assim?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: